quinta-feira, 11 de julho de 2013

Vai um Sagu aí?

A temperatura no Rio de Janeiro nesta terça-feira esteve 20 graus Celsius. A sensação era de mais frio, afinal de contas estamos acostumados a ter sol, temperaturas amenas e sempre a possibilidade de pegar uma praia. Hoje não!


Pois então começam a brotar ideias de coisas tipo bombas calóricas, mas "engordantemente" deliciosas, tipo o Sagu.

Sou oriunda do Rio Grande do Sul, lá temos uma culinária com muita influência italiana, que usa vinho ou suco de uva em pratos doces ou salgados. Para saber mais sobre o Sagu, clique aqui.




Eu adoro este doce e confesso que já comi bons e péssimos dele ao longo da minha vida, até que aprendi a fazer um exatamente do jeitinho que eu gosto (o marido, minha família e a família do marido também!).

Dia desses, uma amiga gaúcha a Márcia Balz, compartilhou uma foto de um lindo prato de Sagu. Pronto, foi o estímulo que faltava para que eu deixasse berrar a gulosa que estava adormecida dentro de mim! Mas fiz uma porção pequena, suficiente para "adoçar os beiços" sem exagerar na caloria!

A minha receita leva:

- 1/2 xícara de sagu
- água para cobrir as bolinhas 
- cerca de 500 ml de um vinho tinto de mesa (bem baratinho)
- 2 barrinhas de canela em casca
- açúcar a gosto

Preparo:
Colocar o sagu em uma panela e acrescentar água sobre ele, o tanto que o cubra e sobre bem pouquinho acima do nível dele. Deixar descansar por uma hora.
Após esta uma hora, acrescentar o vinho aos poucos e então iniciar o processo de cozimento. À medida em que o vinho for secando, acrescentar mais um pouquinho e assim seguir até que todas as bolinhas estejam transparentes. A canela pode ser colocada em seguida que o vinho já estiver levemente cremoso.
Quando o vinho estiver tipo um gel transparente e mais denso, acrescentar o açúcar aos poucos. Tem que ir provando porque se errar na medida perde-se a receita.
Depois que colocado o açúcar, as bolinhas não ficarão mais transparentes do que estiverem. Por isso não podem estar branquinhas no meio delas!
Pronto! Despeje o sagu em um prato refratário e espere esfriar um pouco para não consumir fervente.






Creme de baunilha
Ingredientes:

- 1 gema
- açúcar a gosto (meu caso coloquei 4 colheres de sopa)
- 400 ml de leite de vaca
- 1 colher (de chá) de essência de baunilha
- 1 colher (de sopa) de amido de milho (Maizena)

Preparo 

Colocar metade do leite em uma panela e a outra metade manter em um copo medida (ou caneca). Na porção que ficar no copo medida, acrescentar todos os demais ingredientes, mexendo bem até que o líquido esteja bem lisinho e sem as bolhinhas da Maizena.
Misturar à outra parte do leite e mexer bem. Ligar o fogo com uma chama baixa e ir mexendo até que ganhe uma consistência cremosa, sem ser líquida nem dura demais. Costuma ferver um pouquinho, e então avaliamos se está cremoso o suficiente para o nosso paladar. Lembrando que ao esfriar,o creme endurece um pouquinho, portanto é bom desligar quando ele ganhar uma consistência de mingau.



Então, depois é esperar esfriar e despejar a quantidade desejada sobre uma porção de Sagu!





Posso garantir uma coisa para vocês: ficou delicioso e minha alma gulosa ficou bem satisfeita!


Comentários
3 Comentários

3 comentários:

  1. Márcia, eu adoro sagu. Minha mãe faz um sagu cozido no leite com calda de morango delicioso. Minha sogra faz um sagu de vinho divino. Mas não existe sagu mais maravilhoso do que o que eu comi no RS. Vou fazer, não conhecia esse detalhe do açucar. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Que delícia esse creme de baunilha. Minha mãe fazia em casa quando éramos pequenos.
    Tão delicioso e ajuda a esquentar, rs.
    beijos :o))

    ResponderExcluir
  3. Nossa, essa receita deve ficar uma delícia.
    Já deu água na boca aqui.
    Vou testar.
    Bjos

    ResponderExcluir

Pode escrever seu recadinho! Adoro visitas em meus posts!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Voltar ao topo