domingo, 30 de dezembro de 2012

Férias!!!! Quem precisa, põe o dedo aqui!

Nem tem 20 dias que a criançada está de férias e já estão entediados com as atividades que vêm fazendo... Dia desses, o mais velho reclamou que estava indo pela quarta vez à praia. A pequena adora praia, piscina mas não é nenhum pouco adepta da ideia de ficar em casa. O número três, este é parceiro para o que der e vier, desde que acompanhado de mami!


Então, tentando adaptar o que eu posso fazer com o trio e o que eles se propõem, venho intercalando saídas para lugares aquáticos e para lugares indoor - o calor na rua é impraticável para uma boa passeada nos parques e bosques de que dispomos por aqui.
Bem, mas as férias são deles! Sim porque as minhas, sinceramente não acredito na realização concreta delas. Vou me explicar...Quando e em que situação mãe consegue desvincular-se mentalmente dos filhos? A gente até tenta, sai com o marido, distrai com as amigas, vai na manicure, dá algumas voltinhas, mas desligar? Jamais!


Estas férias nem precisavam ser muito longas, mas bem que poderia ter na carteira de trabalho materno uma cláusula em letras médias: mamãe, você estará offline por 24h a escolher a forma como deseja usufruir. Pode ser à vista ou parcelado, você decide!
Imaginem algumas horas de desligamento mental, preocupacional, maternal! Conseguir conversar com as amigas sem lembrar de referir que o fulaninho ou a fulaninha também passaram por situação semelhante enquanto eram bebês, etc. Ou ainda que fulana agora está vivendo na pele o que criticava nos diferentes contextos da maternagem. Coisa boa!

Mas não tem como! Isso não acontece nem aqui nem na China!(talvez lá quase aconteça pois a sábia filosofia chinesa há de ter inventado o antídoto para a rotina mental das mães). Que levante a mão, a mãe que consegue entrar em um supermercado, farmácia, avião, ônibus, cabeleireiro, consulta médica, em uma festa, qualquer lugar que seja, sem evocar na lembrança algo de sua prole! A gente sempre ou pensa neles, ou pensa em como estão, ou ainda se gostariam de um sabor de morango ou menta no iogurte ou creme dental.
Filhos são para sempre! Por mais que a gente sinta a exaustão, o cansaço, o desgaste, as noites mal-dormidas, o almoço/jantar engolido às pressas, a falta de privacidade para fazer números um e dois no banheiro, a falta de tempo para mexer no Facebook e por aí vai, uma coisa é certa: a ausência deles seria a maior tortura em nossas vidas!


Férias são válidas, importantes, necessárias, fundamentais e tudo e tal. Porém,  elas só tem graça porque são um brinde aos esforços dos pequenos. Ainda que não tenham feito o melhor que poderiam na escola, estiveram por lá, também fizeram a parte deles.
Férias é momento da gente poder curtir a ninhada da gente mais de perto, mais livres, sem horários inflexíveis, sem período de início e fim da atividade bacana.

Depois deste tempinho, tem mais vários meses pela frente para corrermos para não atrasar (óbvio que nem sempre isso é possível, eu mesma estou sempre à mercê de um semi-bebê que usa fraldas e resolve ter o intestino a funcionar sempre na hora da saída para a escola dos irmãos), para folgarmos da rotina da liberdade e para estressar-mo-nos com o que há por vir!

Tem coisa mais preenchedora para nosso coração do que alegria de filhas e filhos?


Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. KKKKK
    VERDADE, NUNCA ISSO ACONTECE, PELO MENOS AS MÃES NORMAIS KKKKKK
    BJOS
    SUCESSO NO NOVO ANO BJOS

    ResponderExcluir
  2. E não é? Outro dia uma amiga brincava com a ideia de que mãe deveria receber um salário super caprichado que dentre outras coisas, contemplasse muitos adicionais pelos nossos constantes esforços! Obrigada pela visita Cris! bjks e feliz 2013 pra vc tb!

    ResponderExcluir

Pode escrever seu recadinho! Adoro visitas em meus posts!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Voltar ao topo