terça-feira, 8 de julho de 2014

Férias: novidades, viagens e crianças felizes!

Este ano de 2014 teve as férias de inverno atípicas, em virtude da Copa do Mundo. Costumeiramente, o período em que a escola das crianças para é o de julho - da segunda quinzena até o início de agosto. Desta vez, tiveram aula até o dia treze de junho, pararam até o dia 06 de julho, quando dia sete retornaram.

Não costumamos viajar nas férias de inverno, fizemos isso poucas vezes. É difícil conciliar agendo do pai com a das crianças. Mas este ano foi diferente, tínhamos uma motivação mais do que especial para irmos para o Rio Grande do Sul em junho... A bisavó das crianças estaria de aniversário, completando noventa anos, isso mesmo, quase um século de fofura! E como não irmos? 

Planejamos nossa ida desde o mês de fevereiro. Estivemos atentos às promoções de passagens aéreas, hospedagem e tudo o mais que precisaríamos para podermos estar lá nesta data mais do que querida.

Assim, chegou o grande dia! Saímos do Rio de Janeiro no dia treze de junho. Um calor de mais de trinta graus, e nós partindo para terra fria - onde nem aos vinte o termômetro chegava... Nossa agenda já estava repleta de compromissos, iniciando pela chegada em Porto Alegre, passando por Alegrete (local da festa), Rivera (Uruguay) e então novamente a capital gaúcha.

A festa foi sábado, dia quatorze. Foi uma oportunidade única de revermos pessoas as quais não víamos há muitos anos e no caso da gurizada, conhecerem outros ramos da família por parte do pai deles.

No domingo, houve mais uma festa. Desta vez foi no prédio da Bisa. Lá então, só a família mais íntima: filhas, netos/netas. bisnetos/bisnetas da aniversariante da véspera. Conseguimos contribuir para que fosse feita a foto da Bisa com seus nove bisnetos! E a criançada aqui de casa pode conhecer primos e primas e verem que fazem parte de um grupo de muitas pessoas especiais, parte de suas origens e tudo o que este sentimento de pertencimento a um grupo representa.

Até para fazer a foto da criançada era uma farra, há imagens onde sempre está faltando uma criança ou outra. Eu não consegui a foto dos nove...Mas conseguiram registrar com algum celular...

Ainda por lá, o domingo na casa da Bisa foi repleto de alegrias e brincadeiras...
















Na segunda-feira, fomos conhecer a fazenda. Lá no sul, a região rural é referida como "lá fora", e já foi então mais um aprendizado para a criançada aqui de casa... Explicar que lá fora, não se refere ao exterior do Brasil, como aqui no Rio se costuma expressar, mas sim, fora da cidade, da abrangência urbana, por assim dizer.

O dia estava nublado e feio, não estava chovendo, mas estava longe de apresentar um céu bonito. O frio estava ameno, mas estava úmido e como havia chovido, o chão estava molhado e cheio de barro...





Conhecer de perto uma ovelha, aliás, várias, foi fascinante para a turminha e para mim. Sempre fui apaixonada por elas, mas nunca havia estado tão próxima de coisinhas tão fofinhas quanto estas... A criançada ouviu que elas não fazem "méé", e sim "bááá"...



O Homem-Aranha também teve sua oportunidade de explorar solo gaúcho...


Dois rapazinhos contemporâneos e de mundos tão diferentes...Enquanto um chora porque quebrou seu carrinho, o outro corre e abre portão da casa para as visitas passarem...Sim, ambos nascidos em 2011... Um em junho e o outro em julho.


O assunto com a ovelha estava tão informal, que até selfie foi oferecido para a rainha da lã...


E a coragem para o passeio a cavalo esteve presente apenas em três de nós...No caçula, na filha e no Papytri.



E assim, ao final da tarde retornamos à cidade de Alegrete. O fascínio das crianças era percebido em cada palavra, em cada lembrança, em cada olhar. Estavam exaustos pela aventura, mas felizes com a riqueza de todas as descobertas trazidas dentro do coração. 

Se o céu não estava lá nem azul, com certeza um sol forte brilhou dentro de cada uma das crianças deste meu trio amado. E queremos repetir a dose, em outra oportunidade menos fria, menos chuvosa e com mais sol deste que brilha no céu, iluminando esta imensidão de espaço e terras!










Comentários
5 Comentários

5 comentários:

  1. Férias inesquecíveis, com certeza! Beijos pra vcs, família linda!!! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois foi, Tina! Assunto para render por muitas e muitas férias... bjks!!!!:))

      Excluir
  2. Que maravilha de viagem!!! Amei as fotos! Bom viajar hein?

    Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trícia, foram poucos dias mas intensos nas experiencia... Obrigada! Fiz questão de registrar cada momento com muto carinho para eles poderem reviver isso tudo sempre que desejado...Viajar é realmente uma delícia, com criança então! bjksss e obrigada pela visita! :)))

      Excluir
  3. Kathleen, tão bom viajar, levar as crianças para conhecer lugares diferentes, no Piaui de onde a maior parte da minha família é quando eles quer dizer vamos a cidade eles dizem: vamos a rua? é muito interessante rsrs.
    lindas fotos!

    bjs

    Gélia

    ResponderExcluir

Pode escrever seu recadinho! Adoro visitas em meus posts!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Voltar ao topo