sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Um post de saudade

Hoje faz exatos 16 anos que Renato Russo partiu... Não se sabe ao certo para que lugar ele foi, porque ao mesmo tempo que ausente, ele está por aqui há bem mais do que 16 anos. Mesmo que tenha saído, não foi completamente embora...
A música que embalava as reuniões-dançantes da época de muitas leitoras (e leitores), suscitava questionamentos sociais, despertava discussões e pensares nos deixou órfãos do ídolo, do mentor de muitas possibilidades, de tantas inquietações.
A genialidade de um jovem cantor, rebelde, inconformado com a política e tantas outras vertentes sociais, culturais e comportamentais, agora descansa adormecida por uma partida prematura demais para se aceitar assim, ainda que 16 anos depois.
Se Renato tivesse vivido um pouco mais, talvez pudesse ainda estar vivo fisicamente ainda hoje. Morrer soropositivo hoje em dia já não é mais tão abundante quanto há quase duas décadas atrás...Por que ele quis assim????
Agora eu conto para meus filhos que as canções que baixo em mp3 e escutamos no caminho até a escola, são dele, do Renato, da Legião, das marcas de uma geração. Geração que não borbulhava em redes sociais, mas cantava o nome do refrigerante mais famoso da face da terra em alto e brado tom - contextualizada na música. Isso não importa, o marketing do refri este nem era considerado (imagina então se levasse o nome da canção na latinha...).
Conto para as crianças que o histórico show de Brasília em 1989 (o pai deles estava presente) foi mesmo um terror, pânico e guerra num episódio que era apenas para ser vivido. E ele estava lá, Renato, Legião - era por eles que a juventude clamava e  fazia suas juras de revolução...
E as letras que traduziam meus sentimentos de adolescente da época. As frases que repetíamos escritas em uma contracapa de caderno, reverenciando ela, somente ela, Legião. ...Veja o sol desta manhã tão cinza, a tempestade que chega é da cor de seus olhos, castanhos...então me abraça forte, me diz mais uma vez que já estamos distantes de tudo...(Tempo Perdido).
Fora as outras que vieram depois, conflitar questões como a bissexualidade do próprio Renato e de tantas outras criaturas que sentiram a possibilidade de libertarem a si próprios e lá iam, cantarolando acho que gosto de São Paulo, gosto de São João. Gosto de São Francisco e São Sebastião, e eu gosto de meninos e meninas.. (Meninos e Meninas).
Depois de tanta história movida a Legião, teve uma que fez muito sentido para a minha vida, do legado de Renato, o Russo, que foi a música chamada Maurício. Meu filho tem uma música com o nome dele, poderia ate ser uma música para ele, meio triste mas do Renato, sempre em algum momento pintava um sopro de melancolia...Seja como for, a música é linda. 
E por aqui eu finalizo minha homenagem a ele que virou uma estrela no universo e tenho certeza, brilha super forte a cada vez que algum de nós, reles mortal faz menção a qualquer pedacinho das jóias que ele nos deixou através de notas, acordes e filosofias...
Boa Noite, Renato Russo! Bons sonhos!

Comentários
6 Comentários

6 comentários:

  1. obrigada pelo apoio no meu cantinho amiga! bjos

    ResponderExcluir
  2. Anônimo10:04:00

    Belas palavras.

    Quem como eu viveu aquele show de 1989 em Brasília pôde ver a força de mobilização que a Legião tinha (e tem) sobre a juventude. Ver a Legião ao vivo era muito mais que ver uma banda, era uma celebração coletiva de juventude e liberdade.

    Renato foi porque talvez fosse a hora de levar esse espírito para outras existências.

    Valeu, Renato!

    MÁRCIO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeria um post escrito por ti para narrar este show!!! Bjkss

      Excluir
  3. ótimo post.
    Muito bem lembrado.
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cris! Não tinha como esquecer Renato! Bjks!

      Excluir

Pode escrever seu recadinho! Adoro visitas em meus posts!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Voltar ao topo