quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Então eu decidi aprender coisas que não sabia!

A vida da gente está sempre associada ao verbo aprender...Desde que nascemos, este verbo/ação passa a ser nosso companheiro. Desde nossos primeiros instantes de vida a prolongando-se com o passar dos anos, ele é o nosso mediador com o mundo. Quando aprendemos somos capazes de ganhar segurança, força, sabedoria, domínio ou mesmo se nada disso, ao menos, informação.

Em minha vida, tenho paixão especial por este verbo. Por esta afinidade com ele, encaminhei minha formação profissional para um de seus braços: a dificuldade de aprendizagem, e me tornei Psicopedagoga. Eu acredito que todas as pessoas têm capacidade para aprender - algumas mais rápido, outras menos, e na vida prática sabemos que muitas também não querem aprender, mas isso é outra história.

Tive que interromper minhas práticas profissionais, mas nem por isso deixei de estudar, de tentar ajudar alguns casos informalmente. Além disso, com o meu período de maternidade vieram novos aprendizados, novos aprenderes e isso também veio a enriquecer minha formação como mulher.

Mas a criançada está crescendo, senti falta de voltar a aprender. Estudar algo que pudesse inserir em meu curto tempo disponível e ao mesmo tempo, tendo que abrir mão de ficar um pouco ainda com meu caçula que irá para a escola somente no ano que vem.

Decidi aprender fotografia! Mas esta decisão teve influência de uma amiga muito especial a Mari Hart Dore! A Mari é uma artista da fotografia! Eu tive a oportunidade de conhecer o trabalho dela há dois anos atrás, quando esperava meu terceiro bebê. Ela gera imagens que falam direto ao coração da gente, consegue fazer a gente se sentir maravilhosa com os cliques e enche de entusiasmo aquelas que, assim como eu, já nutriam uma ligação carinhosa com as câmeras - mas eu só gostava de clicar, e nunca fazer parte das imagens...

Então eu quis  comprar uma câmera com mais recursos, não uma profissional porque não pretendia nada além de produzir boas fotos... Comprei uma compacta, dita semi-profissional. Ao acaso, passei na frente de uma escola de fotografia (que a Mari já havia me referido e eu ainda não havia entrado em contato), decidi ligar! E muito rápido tudo aconteceu: minha câmera chegou no domingo, na segunda marido fez a matrícula no curso e na quarta iniciaram as aulas.

Ah, finalmente fui apresentada a uma equipe muito interessante composta por: obturador, diafragma, ISO, velocidade, foco, etc e etc. Dei um nó na minha cabeça! Mas o nó já está desatado, porém não completamente ainda - isso virá com a prática! E eu fui vendo que até ali, as imagens que registrei eram registros imediatos e que com certeza, existia um mundo do lado de lá da imagem, que eu poderia transpor...

Com o curso vieram mais e mais desejos de aprender outras técnicas e recursos. A coisa não se esgota apenas no básico não... Dois meses depois do básico já inseri mais outros dois e adquiri uma pequena porção de livros que estão enriquecendo minhas percepções e cliques...

Fotografar, além de registrar em imagens que podemos dividir com o mundo, oportuniza nossa liberdade de expressar sensibilidades mais íntimas. O colorido que vemos, a luz que desejamos apresentar, a leitura que silenciosamente queremos subjetivar em nosso público. Ah sim, a gente acaba ganhando uma platéia de espectadores que tornam-se curiosos por nossas imagens - e vêm através da apreciação ou questionamentos, fazer com que a gente almeje ir mais e mais longe.

Então minha vida junto com certificados, está ganhando um novo contorno. Estou aprendendo a delinear meu mundo com a câmera e fazendo com que aos poucos, eu possa estar mostrando tudo isso através de meus olhos...

E serei feliz em usar com propriedade esta frase: "Let me show you the world, with my eyes..."(Depeche Mode).

World In My Eyes
Let me take you on a trip
Around the world and back
And you won't have to move, you just sit still
Now let your mind do the walking
And let my body do the talking
Let me show you the world in my eyes

I'll take you to the highest mountain
To the depths of the deepest sea
We won't need a map, believe me
Now let my body do the moving
And let my hands do the soothing
Let me show you the world in my eyes

That's all there is
Nothing more than you can feel now
That's all there is

Let me put you on a ship
On a long, long trip
Your lips close to my lips
And the islands in the ocean
All the heaven's in the motion
Let me show you the world in my eyes

That's all there is
Nothing more than you can touch now
That's all there is

Let me show you the world in my eyes
Let me show you the world in my eyes
Let me show you the world in my eyes
Let me show you the world in my eyes
Let me show you the world in my eyes
Let me show you the world in my eyes
Let me show you the world in my eyes
Let me show you the world in my eyes
World In My Eyes
(Mundo em meus Olhos)

Deixe-me levá-la numa viagem
em volta do mundo e voltar
e você não precisará se mover
Você somente ficará sentada

Agora deixe sua mente caminhar
e deixe meu corpo falar
Deixe-me mostrar-lhe o mundo em meus olhos

Eu te levarei a montanha mais alta
para as profundidades do mar
Nós não precisaremos de um mapa,
acredite em mim

Agora deixe meu corpo mover
e deixe minhas mãos te conduzir calmamente
Deixe-me mostrar-lhe o mundo em meus olhos

Isso é tudo que existe
nada mais do que você pode sentir agora
Isso é tudo que existe

Deixe-me colocá-la num navio
numa longa, longa viagem
Seus lábios próximos dos meus
Todas as ilhas do oceano
Todo movimento do céu
Deixe-me mostrar-lhe mundo em meus olhos

Isso é tudo que existe
nada mais do que você pode tocar agora
Isso é tudo que existe

Deixe-me mostrar-lhe o mundo em meus olhos
  (Letra Original e tradução: Vagalume)



Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Aiiiiii querida, que LINDO!

    Vc foi muito importante na minha caminhada até aqui, acredite! Seu ensaio barriguda foi com uma Mari aprendiz, ansiosa, e até com receios! Hj ainda há o frio na barriga antes de cada trabalho, mas com mais foco, decisão e certeza do que se quer.

    Por isso cada uma das pessoas que se exibiram para minhas lentes, são importantes para mim! E as que confiaram no meu olhar lá no comecinho, tem um valor maior ainda!

    Gratidao! =)

    Mega beijos, sucesso e muitos cliques! =)

    ResponderExcluir

Pode escrever seu recadinho! Adoro visitas em meus posts!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Voltar ao topo